COPA DE 2014: BOM OU RUIM PARA O BRASIL?

    O Brasil está se preparando para sediar a Copa do Mundo de 2014. Várias cidades foram escolhidas como sedespara a Copa. Embora no Brasil, apesar de ter diminuído muito nos últimos anos, haja um grande número de pessoas passando fome, morando nas ruas, sem assistência à saúde, educação e emprego, dentre outros males que afetam à população, os governantes acreditam que o Brasil tem plenas condições de realizar esse evento.
    Para a realização da Copa, bilhões de dólares serão gastos na construção e reforma de estádios, de vilas para alojar os jogadores, no embelezamentodas partes centrais das cidades para que os visitantes saiam do país com uma boa impressão. Falam também nos inúmeros empregos temporários que a Copa vai gerar,ou seja, para os organizadores e governantes, a realização da Copa do Mundo vai mostrar aos quatro cantos do planeta que o Brasil não é mais um país subdesenvolvido, e sim um país de futuro, sem desigualdades sociais, sem fome, sem miséria, sem violência, com altos índices educacionais, dentre outros.
    Porém, à margem de todo esse avanço, vem os problemas gerados com a realização dessa copa, e esses problemas sobram sempre para a classe menos favorecidas.
    Querem embelezar as áreas por onde vão passar a maior parte dos turistas, porém, os bairros periféricos e semiperiféricos ficarão à mercê dessas obras. Vão oferecer hospitais particulares com aparelhos de última geração para os visitantes, enquanto que a população pobre, que não tem condições de pagar um plano de saúde, ficará dormindo nas portas dos postos de saúde ou de hospitais para ver se consegue uma ficha para ser atendida com 15 ou 30 dias depois. As avenidas por onde transitarão os turistas receberão um carinho especial por parte dos governantes, enquanto que nos bairros pobres, a falta de saneamento, de coleta de lixo e a sujeira tomam conta das ruas, fazendo com que haja umaproliferação de insetos, ratos e outros animais peçonhentos, sem contar no aumento de doenças, como a dengue e a cólera.
    Natal, a capital de todos os potiguares, que também será uma das sedes da Copa, é uma cidade praticamente abandonada. Os buracos e a lama tomam conta das ruas. A rodoviária da cidade não oferece a mínima condição de receber visitantes. Milhões de dólares foram gastos na construçãodo Estádio João Claudio Machado (Machadão) e do Ginásio Humberto Nesi (Machadinho) que serão demolidos para a construção do Estádio Arena das Dunas. A governadora do Estado, RosalbaCiarlini, falando nos meios de comunicação, disse que recebeu das mãos do seu antecessor, uma divida enorme, e por isso, não pode investir no momento nas áreas básicas como saúde e educação, mas autorizou a destinação de milhões de Reais para ser gasto na cidade visando à construção de infraestrutura para receber bem o visitante. Sem contar que esse evento contribuirá para aumentar a exploração sexual de crianças e adolescentes e o consumo de drogas. Os empregos que serão gerados serão temporários e não sabemos como ficará o país após a realização desse evento.
    Países como a África do Sul, que realizou a Copa do Mundo de 2010, hoje já sofre com os problemas pós-copa, com o aumento do desemprego, da inflação, de obras que foram feitas para a realização do evento e que ficaram sem serventia após esse campeonato.
    Diante desses prós e contras, cabe a todos nós analisarmos se a realização dessa copa é benéfica ou não para o Brasil.
Professor Marciano Dantas – Natal/RN.

6 comentáriosDefault Comments

  1. Damasio,como já disse em outros blogs,sou totalmente CONTRA A COPA,pelos msms motivos q sao arrolados acima.Onde esta o bom senso?Pq ninguem presta atençao no q realmente interessa para o nosso pais.Temos tudo para vivermos em um lugar digno de prosperaçao.Mas enquanto nao tomarmos consciencia de q é preciso ter uma melhor ideia dos governantes q elegemos,nada mudarara.

    ResponderExcluir
  2. concordo com voces!!! e ja imagino a tragedia que vai ser esta pois copa !!

    ResponderExcluir
  3. eu acho assim que essa copa vai da que vai da

    ResponderExcluir

emo-but-icon

O que Você Achou de nosso Novo Site?

Curta Nossa Fan Page

Twitter


item