Flexible Home Layout

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

POLITICA

O Aeroporto Internacional Liberty de Newark, no estado americano de New Jersey, alterou as regras de pousos e decolagens após dois aviões quase colidirem, informa a CNN nesta quarta-feira. Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) – a agência da aviação civil americana –, o quase acidente aconteceu em abril e um Embraer 145 da United Express esteve “a poucos metros” de se chocar com um Boeing 737 da United Airlines.
No dia 24 do mês passado, enquanto o avião Embraer 145 estava decolando na pista 4R, a aeronave Boeing estava pousando em outra pista, a 29. Ambos quase se chocaram na intersecção das pistas. De acordo com a FAA, o Boeing 737 passou a apenas 135 jardas (123 metros) de distância acima do Embraer 145. A agência de aviação não informou quantas pessoas estavam nas aeronaves, mas um choque teria provocado um acidente catastrófico e muito provavelmente fatal para todos a bordo. Em comunicado, a FAA informou que está “investigado o recente incidente de tráfego aéreo em Newark” e que “tomou medidas para evitar incidentes semelhantes ocorram no futuro”.
A pista 29 não será mais usada para aterrissagens enquanto houver aviões decolando na pista 4R. No incidente de abril o rádio do controle de tráfego aéreo do aeroporto foi capturado pelo site especializado em aviação LiveATC.net. A torre de comando orienta o Boeing a prosseguir com o procedimento de aterrissagem. Os controladores também avisam os pilotos do Embraer 145 a prestar atenção no avião maior à direita. “Estávamos partindo e [o avião maior] passou muito perto!”, responde um dos pilotos do Embraer.
Incidentes similares já tinham acontecido antes em Newark, incluindo quatro em 2008, de acordo com um relatório do Departamento de Transportes. Em 16 de janeiro de 2008, um 737 da Continental Airlines quase colidiu com um Embraer 145 operado pela Continental Express. O episódio aconteceu exatamente na mesma intersecção do quase acidente de abril, mas os aviões não chegaram a ficar tão próximos um do outro. 

Redação: com Veja 
3
0 Comentários

Postar um comentário