Flexible Home Layout

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

POLITICA

Congresso Nacional
Maioria dos paraibanos se mostra favorável à realização de consulta sobre a reforma política no Brasil

Mais de 103 mil pessoas na Paraíba disseram “sim” à realização da Constituinte Exclusiva e Soberana da Reforma Política. O resultado do plebiscito popular foi divulgado na manhã de ontem pela coordenação da campanha no Estado. Os militantes paraibanos se preparam agora para levar uma lista, com as assinaturas recolhidas, à Brasília. A relação será entregue aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, durante plenária nacional, que envolverá todas as unidades federativas.


Marcos Freitas, que faz parte do comitê do Plebiscito Constituinte na Paraíba, fez uma avaliação do resultado. “Consideramos a votação bastante expressiva. Agora vamos levar o resultado do plebiscito, incluindo a lista com assinaturas a favor, à Brasília. A estimativa é de levarmos, pelo menos, um ônibus cheio de pessoas daqui para o evento nacional”, previu.
O plebiscito popular, que aconteceu de 1º a 7 de setembro, teve a participação de 106.087 votantes. Desses, 277 foram votos nulos, 133 em branco e 1.936 optaram pela não realização da Constituinte Exclusiva e Soberana da Reforma Política. Ainda de acordo com Marcos Freitas, aqueles que disseram “sim” correspondem a uma ampla maioria de 97,78% (103.741) das pessoas consultadas na Paraíba.
A consulta popular envolveu 32 municípios paraibanos, onde foram disponibilizados 111 locais de votação. Em todo o Brasil, foram quase 8 milhões de votos, segundo a organização do plebiscito. O número corresponde a 97,05% do pessoal consultado que disse querer uma reforma do sistema político.
A Plenária Nacional de Brasília ocorrerá de 13 a 15 de outubro e reunirá representantes de diferentes movimentos sociais do País. Além da entrega das assinaturas aos três poderes, os organizadores usarão esses três dias para planejar os próximos passos da campanha.
Com Jornal Correio da Paraíba
3
0 Comentários

Postar um comentário