Flexible Home Layout

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

POLITICA

Atividade faz parte de uma série de ações que buscam promover o Dia Mundial de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro

Dezenas de pessoas foram às ruas da Capital


Dezenas de pessoas participaram do 1º Passeio Ciclístico 'O que você tem a ver com a corrupção', na manhã deste domingo (7). Participaram do evento moradores das cidades de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux. Eles se encontraram no Parque Solon de Lucena, na capital paraibana, rumo ao Busto de Tamandaré. O percurso tem cerca de sete quilômetros.
A atividade faz parte de uma série de ações que buscam promover o Dia Mundial de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro. O passeio ciclístico foi organizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e demais órgãos que integram o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), a exemplo da Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunais de Contas.
Já na próxima segunda-feira (9) vai acontecer uma solenidade no Plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), em João Pessoa, em que será feito o lançamento de um selo dos Correios e Telégrafos comemorativo ao “Dia Internacional contra a Corrupção” e aos dez anos da CGU.
Às 14h, o Grupo de Trabalho formado por técnicos da Controladoria-Geral da União, Tribunais de Conta do Estado e União e do Ministério Público estadual vai divulgar os resultados da avaliação feita sobre a transparência das 223 prefeituras paraibanas.
O grupo de trabalho utilizou a metodologia da Associação ‘Contas Abertas’ para avaliar e atribuir notas que vão variar de zero a dez aos portais da transparência das prefeituras. “Optamos por fazer essa avaliação em relação às prefeituras porque é no Executivo que se gasta mais dinheiro público. A avaliação dos sites das prefeituras e as revisões foram feitas entre os dias 12 de novembro e 2 de dezembro”, informou o auditor da CGU, Gabriel Aragão Wright, que coordena o Núcleo de Ação de Prevenção da controladoria.
Segundo o coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, o promotor de Justiça Clístenes Holanda, todos os promotores de Justiça da Paraíba que atuam nessa área também vão receber, durante a solenidade, um kit com informações sobre a situação das prefeituras dos municípios em que atuam em relação ao cumprimento da Lei Complementar 131/2009 (que alterou a Lei de Responsabilidade Fiscal e versa sobre a criação dos portais da transparência) e à Lei 12.527/2011 (“Lei de Acesso à Informação”).
Além do diagnóstico sobre a situação dos portais da transparência do executivo municipal, os promotores receberão, nesse kit, modelos de recomendação, termo de ajustamento de conduta (TAC) e de ação civil pública para que possam cobrar dos gestores o cumprimento dessas leis.
Fonte: Portal Correio
3
0 Comentários

Postar um comentário