Flexible Home Layout

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

POLITICA





O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, juntamente com a primeira-dama Léa Toscano, participou na tarde desta segunda-feira (09/03) da aula inaugural da turma 2015.1 da Universidade Aberta a Maturidade (UAMA), a qual conta com a importante parceria da Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente.

A solenidade aconteceu no auditório do Campus III da UEPB e contou com a presença de diversas autoridades, a exemplo dos secretários Elias Asfora (Família, Bem Estar, Criança e Adolescente), Raimundo Macedo (Educação), do bispo diocesano Dom Francisco Lucena, do presidente da OAB-subseção Guarabira, Antonio Teotônio, do diretor do referido Campus, Valdecir Carneiro, do pró-reitor de extensão da UEPB, José Pereira da Silva, entre outros convidados, com destaque para os idosos que se inscreveram para o curso e que terão acesso a todas as aulas.

O início da solenidade contou com a apresentação do tradicional grupo de dança Caiana dos Crioulos, de Alagoa Grande. Através das cirandas e cantigas, o público conferiu um pouco da cultura quilombola cultivada em gerações pelos integrantes.


Também presente na solenidade, o coordenador da UAMA, Manoel Freire, afirmou que o curso tem duração de dois anos e toma como objetivo aprofundar o conhecimento do idosos em diversas áreas como saúde, cultura, lazer, e assuntos relacionados ao envelhecimento e a qualidade de vida.

A Universidade Aberta à Maturidade, criada há quatro anos pela UEPB, foi implantada para atender a demanda educativa de idosos, tendo como objetivo contribuir na melhoria das capacidades pessoais, funcionais e socioculturais deste público. Essa é a terceira turma, pois já foram abertas turmas anteriores nos Campus de Campina Grande e Lagoa Seca.

Em seu pronunciamento, o prefeito Zenóbio ressaltou a importância em proporcionar, junto a UEPB um curso voltado para a formação e o conhecimento dos idosos, e que além disso, também haverá troca de experiências entre os professores e os ilustres alunos. De acordo com o gestor, a UAMA só vem a reforçar a parceria entre a Prefeitura e a instituição de ensino em prol de inúmeros benefícios para a sociedade.

A diretora do Centro Educacional Nossa Senhora da Luz, Detinha Diogo, fez uma palestra para os idosos presentes sobre a história da maturidade.

Entre os alunos presentes, vale destacar a presença de Djalma Araújo, de 91 anos. Pois além de já ser aluno especial do curso de Direito no Campus III, o ‘jovem’ idoso se mostrou estimulado para o início das aulas da UAMA e se portou como um verdadeiro exemplo de que nunca é tarde para aprender algo novo e o quanto é prazeroso a prática de estudar.

Enviado pela CODECOM-PMG
3
0 Comentários

Postar um comentário