Flexible Home Layout

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

POLITICA



A Secretaria de Educação da Prefeitura de Guarabira, através da Coordenadoria da Educação Inclusiva – promoveu na manhã de quinta-feira (9/4), na sede da Câmara Municipal, uma palestra que discutiu sobre a pessoa com Espectro Autista (Autismo). O evento teve como palestrante o psicólogo e mestre em educação, Júnior Fidellys, o qual é representante da Funad – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência, do Governo do Estado, e foi direcionado, especialmente, aos professores da rede municipal de ensino.

O evento foi aberto pelo secretário de Educação Raimundo Macedo, que agradeceu a presença dos docentes e representantes de outras instituições convidadas, disse que sempre estará aberto para o diálogo sobre temas ligados a busca inclusiva na escola, em seguida desejou uma boa palestra para os participantes.
De acordo com a professora Verônica, a tocante palestra faz parte do curso de formação continuada “Buscando Competência para Incluir”, onde contou também com a participação dos cursistas. Além de, segundo ela, servir, do mesmo modo, como uma conscientização em relação ao Dia Mundial do Autismo, que ocorreu no último dia 2 de abril.

Além de Raimundo Macedo, destacamos também as presenças da enfermeira Daysi Campos, coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal de Saúde; além das coordenadoras da SME Gracina Pontes (pedagógica), Wládia Cristina (mais educação) e Verônica Carvalho, esta última é a responsável pela Educação Inclusiva, a qual, juntamente com a sua equipe, organizou o referido evento.
- Muitas vezes a falta de conhecimento e alguns preconceitos acabam prejudicando a inserção social das pessoas com esse transtorno – destacou a coordenadora.
Para o professor Fidellys, este é um momento muito rico e muito especial, a participação dos professores, tanto da rede municipal, quanto da estadual, o importante é a presença deles neste tipo de evento. O Autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Sendo marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
\is\
Endereço: Rua Prefeito Manoel Lordão, 129, Centro - Guarabira-PB
--
Telefone: (83) 3271-9506
3
0 Comentários

Postar um comentário