Flexible Home Layout

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

POLITICA



Docente explica as diferentes metodologias de ensino usadas pelas escolas


Fonte: O Globo (RJ)

Tradicional
Metodologia mais comum e conhecida pela geração atual de adultos. Ela valoriza a transmissão oral do conhecimento em aulas expositivas, nas quais os Professores falam e os Alunos ouvem de forma disciplinada e atenciosa. O conhecimento é testado em provas regulares.
Construtivista
O pedagogo Júlio Furtado explica que esse modelo é inspirado nas ideias do Educador suíço Jean Piaget. Os Professores procuram instigar a curiosidade da criança, que é levada a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. O modelo, que prega que o homem responde a estímulos, valoriza a experimentação, a pesquisa em grupo, a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio.
Democrática
Essa ideia é baseada no processo participativo, no qual os Alunos discutem e decidem questões por meio de assembleias. O currículo Escolar, as regras, as atividades e os incidentes são focos de discussão e decisão coletiva.
Humanista
O Aluno é sujeito da aprendizagem e não o seu objeto. Segundo Furtado, a linha humanista dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que resulta disso. Ele é centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, dos seus processos e organização pessoal da realidade em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada.
Montessoriana
Modelo desenvolvido pela médica e Educadora Maria Montessori. O método valoriza a Educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções motoras da criança. Furtado conta que os objetivos individuais mais importantes seriam: encontrar um lugar no mundo, desenvolver um trabalho gratificante e nutrir a capacidade de amar.
Sociointeracionista
O psicólogo Lev Vygotsky acreditava no desenvolvimento do homem por perspectiva sociocultural e na interação com o meio. Furtado explica que nessa linha a vivência em sociedade é essencial para a transformação da criança. Assim, o conhecimento é construído e concretizado progressivamente. O Professor age como alguém que conduz a criança ao aprendizado.
Waldorf
Abordagem desenvolvida pelo filósofo alemão Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. O Ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corporais, artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos estudantes. O foco principal é o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas.

Reportagem publicada somente em veículo impresso 

3
0 Comentários

Postar um comentário