Flexible Home Layout

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

POLITICA



Ao chegar neste dia fico preocupado em não ter mais a inocência de me alegrar por causa de uma data específica no calendário em homenagem ao que sou nada vida, um professor. Peço, não me julguem pelo jeito que me sinto hoje, mas que reflitam sobre o que faz eu ficar assim.
Alguns devem achar ser ousadia pedir que pessoas reflitam sobre o que penso a respeito do  DIA DOS PROFESSORES, no entanto, preciso expor porque é o meu dia.
Nós, professores, somos importantes para a nossa sociedade,mas não somos valorizados. A valorização não é apenas salarial e sim de respeito da sociedade brasileira em como tratar e reconhecer a nossa importância na prática, não apenas em mensagens e sim em ações.Observem que a cada dia aumentam casos de violências contra professores, vejam que a família no passado era na maioria das vezes parceira dos professores na educação dos seus filhos,já, hoje muitos pais jogam seus filhos nas escolas e os professore não são vistos como parceiros e sim funcionários públicos que devem tomar conta dos seus filhos em determinados horários durante o dia.
Atualmente, muitos jovens que desejam exercerem a profissão de professor acabam perdendo o interesse por causa do contexto econômico e social que envolvem a carreira de professor. É constatado um processo indicativo da falta de professores no futuro. É verificado poucos avanços na área de formação dos professores, é comprovada a inexistência de uma política educacional na prática da qualificação dos professores, é provado ser comum escolas sem as mínimas condições de trabalho docente como uma regra no país e não raridade.
O Manisfesto dos Pioneiros da Educação de 1932, apesar de quase os 100 anos da sua elaboração, é bem atual, porque no Brasil a educação não avança e os 26 intelectuais brasileiros que elaboraram este documento provavelmente não seriam ouvidos,pois, no Brasil o que importa muitas vezes não é conhecimento e sim a capacidade de resignação de muitos que deviam mostrar coragem de lutar para melhorar nossa realidade educacional. Os pioneiros da educação de 1932 continuam sendo os visionários mais realistas e hoje com o agravante de uma sociedade que dar menor valor a importância da educação e por consequência o papel do professor.
Algumas mensagens neste dia são lindas. O slogan do governo federal, " PÁTRIA EDUCADORA" é maravilhoso, no entanto, mensagens e slogans não mudam a realidade dos professores e da nossa educação, apenas, são hipócritas porque no cotidiano a situação é bem distinta.
3
0 Comentários

Postar um comentário