Flexible Home Layout

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

POLITICA



O lema do governo petista de " Pátria Educadora" não poderia ocorrer em um momento tão inoportuno. A crise econômica provocada principalmente pelo modelo petista de administrar e a falta de credibilidade do governo prejudicam todos brasileiros, exceto banqueiros, e não colaboram para termos uma "Pátria Educadora".


Os erros cometidos pela gestão do grupo que governa o Brasil desde 2003 estão chegando à população desde o início de 2015. A política econômica e o estilo populista de governar do PT é cara para todo o povo brasileiro e agora a conta está chegando no nosso cotidiano. Além disso, os erros políticos da presidente Dilma gerou uma maior instabilidade política e, por consequência , aumentou a crise econômica. Então, estes erros alcançam todos segmentos sociais em nosso país. O setor da educação é um dos que mais sofrerá  com os erros do governo e a crise que passamos.

Com o FUNDEF e depois o FUNDEB o Brasil começou a investir mais na educação  e nos salários dos professores. Os recursos aumentaram porque surgiram novas receitas para a educação brasileira.No caso específico dos professores, desde  2003 tivemos uma valorização maior  devido aos recursos que aumentaram e melhorou com a Lei do Piso Salarial dos Professores Nacional de 2008, mesmo com falhas no seu cumprimento, esta lei veio para consolidar uma política salarial de valorização do magistério brasileiro.

Agora, com a crise e a recessão teremos a diminuição das receitas e isto refletirá fortemente nos recursos para o funcionamento das escolas públicas, pois, o valor aluno que é corrigido anualmente provavelmente sofrerá uma queda e isto atingirá o FUNDEB que é o fundo de financiamento da educação básica. Percebemos, neste ano que a inflação alta provocou uma tristeza quando vimos o reajuste do piso salarial da nossa categoria para 2016. Além disso, nos próximos anos com a diminuição das receitas e aumento da inflação os estados e municípios poderão não cumprirem os reajustes anuais do nosso piso e ainda farão uma pressão e mais dento da lógica ao governo federal para mudar a correção do reajuste deste piso salarial, porque não terão como pagar sem deixar de desrespeitar a lei de Responsabilidade Fiscal. Então, os professores serão mais uma vez vítimas de um país desorganizado, que não valoriza a educação e não reconhece o valor destes profissionais.

Sou um defensor da educação pública e dos professores, sou professor.No entanto, a realidade é esta e com muita tristeza não vejo algo que demonstre tempos melhores para o país do lema de governo de "Pátria Educadora". 


3
0 Comentários

Postar um comentário