Flexible Home Layout

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

POLITICA

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/

Por Diário de S. Paulo

Casado com Marcela Tedeschi Temer, ele raramente é visto em eventos sociais; veja mais curiosidades sobre o vice-presidente

Vice-presidente Michel Temer já articula equipe para eventual governo
Ueslei Marcelino/Reuters - 22.04.16
Vice-presidente Michel Temer já articula equipe para eventual governo
Discreto na vida pessoal e um dos mais habilidosos articuladores políticos do Brasil, o vice-presidente da República, Michel Temer, soube esperar e, finalmente, está muito próximo de seu principal objetivo pessoal: a chegada ao Palácio do Planalto.
Com a iminente derrubada da presidente Dilma Rousseff, cujo processo de impeach- ment segue bem encaminhado no Senado, o peemedebista nascido em Tietê, no interior do estado, já estuda nomes para a composição do seu ministério e conversa com as principais lideranças do país tentando garantir a governabilidade quando chegar ao po- der. Para isso, usa seu tom conciliador para captar apoio de políticos tanto da oposição quanto daqueles que ainda não romperam com a gestão petista.
A missão não é exatamente uma novidade para Michel Temer. Em mais de 30 anos de carreira pública, o peemedebista já ocupou cargos que exigiram e lapidaram sua capacidade de dialogar com diversos setores da sociedade. Já ocupou os cargos de secretário estadual de Educação, de Segurança e procurador-geral do estado.
Nas urnas, mostrou-se um vencedor de eleições, ao ser eleito deputado federal por cinco mandatos consecutivos, incluindo sua participação na Assembleia Constituinte que elaborou a Carta Magna brasileira durante o processo de redemocratização do país.
Com a experiência de ter presidido a Câmara dos Deputados por três biênios, Temer conquistou capital político suficiente para ser escolhido pelo PMDB – partido ao qual é filiado desde 1981 – para ser o candidato à vice-presidente em 2010 e reconduzido ao posto quatro anos mais tarde.
Na época, sua atuação foi fundamental para costurar as alianças partidárias que garantiram mais tempo de televisão à coligação que elegeu a então desconhecida Dilma Rousseff.
Desde 2011, ao assumir o segundo posto mais importante do país, já ocupou o cargo de presidente durante 96 dias. A última vez ocorreu na semana passada, entre quinta-feira e domingo, quando Dilma viajou para um evento da ONU (Organização das Nações Unidas) nos Estados Unidos. Quando era presidente da Câmara, também foi presidente da República em duas oca- siões: de 27 a 31 de janeiro de 1998 e em15 de junho de 1999.
Casado com Marcela Tedeschi Temer, com quem teve um filho, o vice-presidente raramente é visto em eventos sociais e procura preservar assuntos envolvendo assuntos familiares
Reprodução
Casado com Marcela Tedeschi Temer, com quem teve um filho, o vice-presidente raramente é visto em eventos sociais e procura preservar assuntos envolvendo assuntos familiares
Constitucionalista 
Caçula de oito irmãos, o filho de Miguel Elias Temer Lulia e March Barbar Lulia é considerado um dos maiores conhecedores da Constituição, conhecimento construído desde os tempos de universitário quando, na década de 1960, frequentou os bancos da Faculdade do Largo São Francisco, da USP, uma das mais prestigiadas escolas de leis do país.
Possui ainda o título de doutor em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo e, em 2012, recebeu a importante condecoração de doutor Honoris Causa do IDP (Instituto de Direito Público) e do Unifieo (Centro Universitário da Fundação Instituto de Ensino para Osasco), por sua atuação no campo jurídico e político brasileiro.
Ainda no direito, é autor dos livros “Constituição e Política”, “Territórios Federais nas Constituições Brasileiras” e “Seus Direitos na Constituinte e Elementos do Direito Constitucional”, esse último em sua viségima edição, com 200 mil exemplares vendidos.

3
0 Comentários

Postar um comentário