Flexible Home Layout

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

POLITICA

 
 
Blog do Planalto
 25 de maio de 2016


Brasília (DF) - O presidente interino Michel Temer (SP) recebeu, nesta quarta-feira (25), as cartas credenciais de seis embaixadores, que passam a estar aptos para representar oficialmente os seus países no Brasil. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto e contou também com a presença do ministro das Relações Exteriores, José Serra. Os novos embaixadores credenciados representam Croácia, Namíbia, Grécia, Iraque, Paquistão e República Democrática do Congo.

Os seis países mantêm intensas relações comerciais e de cooperação com o Brasil. O Iraque, por exemplo, é um importante destino das exportações dos produtos brasileiros e importante exportador de petróleo e seus derivados para o Brasil. A cooperação naval é um dos eixos das relações entre Brasil e Namíbia, envolvendo treinamento de pessoal, construção naval e apoio técnico. O Brasil é o principal parceiro comercial do Paquistão na América Latina. Já com a República Democrática do Congo existe uma intensa cooperação no campo educacional: desde 2007, o Brasil tem sido um dos países que mais concedem vagas universitárias a estudantes congoleses.

Relações diplomáticas

A carta credencial é uma carta formal enviada por um Chefe de Estado para outro, que concede formalmente a acreditação diplomática a um representante designado para ser o Embaixador do país de origem no país de acolhimento. Cartas credenciais são apresentadas pessoalmente ao Chefe de Estado pelos Embaixadores designados

O Brasil possui relações com todos os outros 192 países membros da ONU. Há apenas 11 países no mundo que têm relações diplomáticas com todos os demais países. Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, no final de 2014 existiam 135 Embaixadas estrangeiras residentes em Brasília – o que coloca a capital federal entre as 15 cidades do mundo com maior número de representações diplomáticas residentes.
3
0 Comentários

Postar um comentário