Flexible Home Layout

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

POLITICA

O PSDB completa 28 anos de existência. Esse período é marcado por diversas conquistas desde a sua criação, que possibilitaram o crescimento econômico do país e incontáveis benefícios à população. Hoje é dia de relembrar alguns dos momentos mais memoráveis do partido ao longo dos anos. Confira:
 1988-image
O PSDB surgiu em 25 de junho, buscando modernizar a política brasileira após o fim do regime militar.
“Longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas, para fazer germinar novamente a esperança”. Mário Covas

Diante das denúncias de corrupção que atingem o então governo Collor, o PSDB participa ativamente da campanha pelo impeachment.
Após o afastamento de Collor, os tucanos trabalham para garantir a governabilidade do novo presidente Itamar Franco.
O senador Fernando Henrique Cardoso assume o comando do Ministério das Relações Exteriores no governo Itamar.

Após convite do então Presidente Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso assume o Ministério da Fazenda no dia 19 de maio e, em conjunto com uma equipe de economistas ligados ao PSDB, começa a elaborar o Plano Real.
 O Plano Real entra em vigor e acaba com anos de hiperinflação e especulação financeira, recuperando o poder aquisitivo dos trabalhadores e a confiança dos brasileiros no país.
Diante do sucesso do Plano Real, Itamar lança a candidatura de Fernando Henrique à Presidência da República.

Fernando Henrique Cardoso assume a Presidência da República e faz um discurso histórico:
Video Player
O terceiro ano de mandato de Fernando Henrique Cardoso registra a menor inflação do Brasil em 46 anos.
Video Player
00:00
00:00
O governo FHC também realizou, em 1997, feitos como a elaboração de leis que criaram as agências reguladoras de energia elétrica, petróleo e telecomunicações e a privatização da companhia Vale do Rio Doce, entre outros. Além disso, o país fechou seu quinto ano consecutivo com crescimento econômico.

Como Ministro da Saúde, José Serra implementou o programa de combate à AIDS, que posteriormente foi copiado por outros países e apontado como exemplar pela ONU. Além disso, no setor de remédios, foi o mentor da lei de incentivo aos medicamentos genéricos, o que possibilitou a queda do preço dos medicamentos.

Fernando Henrique Cardoso inicia, em 1º de janeiro, seu segundo mandato como presidente da República.
Em seu discurso de posse, FHC afirma que seus objetivos principais para o mandato são “radicalizar a democracia, democratizar o mercado, aumentando a competição, e promover mais ampla oportunidade para todos os brasileiros”.
Video Player
00:00
00:00

É aprovada a Lei de Responsabilidade Fiscal, proposta idealizada pelo PSDB que disciplina os gastos públicos brasileiros, com base no princípio de que os governantes precisam ter controle em suas despesas e investimentos. Essa é a lei pela qual Dilma responde hoje no processo de impeachment.

Aécio Neves é o primeiro tucano a assumir a presidência da Câmara dos Deputados. Sob a presidência de Aécio, entre 2001 e 2002, a Câmara Federal deu mais agilidade e transparência ao Legislativo, aproximando a sociedade do parlamento brasileiro.

2001-AECIO-PRES-CAMARA-GIF

Foi nessa época que, com a redução de recursos públicos, Aécio fez algo inédito e histórico na Câmara dos Deputados: devolveu recursos ao Tesouro Nacional e criou o Pacote Ético, onde a imunidade parlamentar para crimes comuns deixou de existir, além de criar Conselho de Ética e a Ouvidoria Parlamentar.
Ao subir a rampa do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, o novo presidente, anuncia a manutenção do Plano Real, das privatizações e da política econômica do governo Fernando Henrique, embora o PT tenha sido oposição a todas essas medidas nas duas gestões de FHC. Relembre:
Video Player
00:00
00:00
Além disso, incorpora ainda, os cinco mais importantes programais sociais de Fernando Henrique, consolidando-os no programa Bolsa Família.
Mesmo enquanto oposição, Tasso Jereissati representou o PSDB em uma das grandes conquistas para o Brasil: a lei que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência da sociedade empresária. Nela, os interesses dos acionistas minoritários, dos credores e, principalmente dos trabalhadores, são fortemente protegidos. Essa lei ajudou a salvar centenas de milhares de empregos desde então.
 A Lei Maria da Penha é considerada uma das mais importantes leis criadas no Brasil e mudou o destino de milhões de mulheres, vítimas de violência doméstica e familiar no Brasil. Lúcia Vânia, então no PSDB, foi a relatora desse projeto, aprovado no dia 7 de agosto.
 Para garantir que os estados tivessem recursos necessários no combate à criminalidade, foi lançado em 2007 um projeto de Álvaro Dias, pelo PSDB, onde o contingenciamento de recursos pelo governo federal foi proibido na área de segurança.
 Em sessão solene no Senado, com a presença do ex-presidente Fernando Henrique e de membros da equipe econômica, o PSDB comemora 15 anos de vigência do Plano Real.
O Plano Real foi uma construção política que nasceu da democracia. Para que pudéssemos avançar, percebemos que não poderíamos fazer nada pela imposição, mas pelo apelo, pelo convencimento.” Fernando Henrique Cardoso
 Aécio recebe 51 milhões de votos no segundo turno das eleições presidenciais. Foi o maior número de votos que um candidato à presidência da república recebeu pelo PSDB.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é considerado a “Personalidade do ano” pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, e recebe o prêmio em Nova York no mês de maio.
Diante das denúncias de pedaladas fiscais, que infringem a Lei de Responsabilidade Fiscal criada pelo PSDB em 2000, o partido participa ativamente da campanha pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. No dia 13 de março ocorreram as maiores manifestações contra um presidente na história do Brasil.

3
0 Comentários

Postar um comentário